Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas,só as de verão. Mas no fundo isso não tem muita importância. O que interessa mesmo não são as noites em si,são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre. Em todos os lugares,em todas as épocas do ano,dormindo ou acordado. (Shakespeare )
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
terça-feira, 6 de novembro de 2012
Gênero textual: Propaganda 7º ano
Leia o texto com atenção e copie em
seu caderno.
Gênero textual: Propaganda
A todo
instante nos deparamos com uma infinidade de propagandas, seja em outdoors,
seja em panfletos espalhados pelas ruas ou através da mídia. Elas fazem parte
dos chamados “gêneros textuais”, pois participam de uma situação
sociocomunicativa entre as pessoas.
A
finalidade deste tipo de texto é de persuadir, ou seja, o anunciante (emissor)
tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de
um terminado produto, convencendo-o a adquirí-lo.
Isto nos remete à ideia daquele velho ditado popular, o qual diz que “a propaganda é a alma do negócio”, e se analisarmos, concluiremos que a afirmação é totalmente verídica, porque quanto mais criativo e objetivo for o anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação. Para isso, é importante saber o público-alvo, fator decisivo perante a elaboração das estratégias a serem aplicadas.
Quanto à estrutura do texto em questão, ele compõe-se da seguinte forma:
Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor.
Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado.
Isto nos remete à ideia daquele velho ditado popular, o qual diz que “a propaganda é a alma do negócio”, e se analisarmos, concluiremos que a afirmação é totalmente verídica, porque quanto mais criativo e objetivo for o anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação. Para isso, é importante saber o público-alvo, fator decisivo perante a elaboração das estratégias a serem aplicadas.
Quanto à estrutura do texto em questão, ele compõe-se da seguinte forma:
Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor.
Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado.
Corpo do texto - Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados.
Identificação do produto ou marca - funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo: “TIM - Viver sem Fronteiras”, RED BULL - Te dá Asas!
Atividades
Observe os
desenhos e crie propagandas bem criativas.
Faça as atividades em dupla.
Propaganda: 1
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Propaganda: 2
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Propaganda: 3
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Propaganda: 4
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Bom trabalho!!!
Dissertação
Leia e copie em seu caderno. (atividades 8º
ano)
O QUE É DISSERTAÇÃO?
Dissertação é um texto que se caracteriza pela
exposição, defesa de uma idéia que será analisada e discutida a partir de um
ponto de vista. Para tal defesa o autor do texto dissertativo trabalha com
argumentos, com fatos, com dados, os quais utiliza para reforçar ou justificar
o desenvolvimento de suas idéias.
Dissertar é, por meio da
organização de palavras, frases e textos, apresentar ideias, desenvolver
raciocínio, analisar contextos, dados e fatos. Neste momento temos a
oportunidade de discutir, argumentar e defender o que pensamos utilizando-se da
fundamentação, justificação, explicação, persuasão e de provas.
Organiza-se, geralmente, em três partes:
Organiza-se, geralmente, em três partes:
· Introdução - onde você explicita o assunto a
ser discutido, com a apresentação de uma idéia ou de um ponto de vista que
pretende defender.
· Desenvolvimento ou argumentação - em que irá
desenvolver seu ponto de vista. Para isso, deve argumentar, fornecer dados,
trabalhar exemplos, se necessário.
· Conclusão - em que dará um fecho coerente com
o desenvolvimento e com os argumentos apresentados. Em geral, a conclusão é uma
retomada da idéia apresentada na introdução, agora com mais ênfase, de forma
mais conclusiva, onde não deve aparecer nenhuma idéia nova, uma vez que você
está fechando o texto.
· O texto dissertativo argumentativo destina-se
ao chamado "leitor universal", ou seja, a qualquer pessoa que tenha
acesso a ele. Devem ser textos abrangendo conceitos amplos, genéricos, evitando
particularizar situações. As construções mais adequadas, procurando evitar-se a
1ª pessoa do singular, seriam:
"Notamos
que grande parte dos brasileiros..."
"Observa-se que uma parcela da população..."
"Observa-se que uma parcela da população..."
Atividades
Forme dupla com seu colega e escrevam em seus cadernos uma
conclusão para os textos abaixo:
Somente escreva a conclusão no caderno.
Texto
1
O analfabetismo e a não-cidadania
O analfabetismo é o desconhecimento do alfabeto, é a
incapacidade de ler e/ou escrever. É um dos grandes problemas da maioria dos
países, principalmente os subdesenvolvidos, que sofrem bastante com altos
índices de pessoas que não têm acesso a bens culturais.Entre as causas do
analfabetismo pode-se destacar o desinteresse da classe política e entre as
conseqüências a desestrutura da sociedade.
Os políticos corruptos, infelizmente numerosos, aproveitam-se da
situação de analfabetismo da população que não exige punições contra eles, por
não saberem se posicionar e lutar contra as atitudes que estão fora da lei.
Para a classe política, nunca foi prioridade investir em educação. Somente 5,8%
do PIB do Brasil, por exemplo, é aplicado em educação, enquanto países
desenvolvidos investem 15% do seu PIB.
Assim, porque o acesso à escola é difícil, quando estudar
deveria ser de grande importância, não o é. Só a educação abre melhores
possibilidades de trabalho e de cidadania, uma vez que o conhecimento dá ao
indivíduo as ferramentas para lutar pelos seus direitos e a compreensão da
extensão de seus deveres. Além disso, dá-lhe oportunidades no meio cultural.
Ser uma pessoa alfabetizada vai além de saber ler ou escrever, uma vez que
favorece o desenvolvimento econômico e estrutural da sociedade.
Conclusão:
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Texto
2 Expositivo
Quem são os analfabetos no Brasil?
O analfabetismo não é só o desconhecimento do alfabeto e a
incapacidade de ler e/ou escrever. A compreensão desse estado vai além,
destacam-se: o iletrismo, o analfabetismo funcional e o analfabetismo
tecnológico.
O iletrismo é um tipo de analfabetismo muito comum na sociedade.
É a falta de compreensão da leitura. Esse problema atinge todas as classes
sociais. Lê-se, mas não há a decodificação da mensagem. No Brasil, esse
problema é muito comum por causa do empobrecimento conjunto da população e dos
sistemas educacionais.
Pode-se dizer que o analfabetismo funcional é um outro tipo de
analfabetismo bem comum. Constitui um problema silencioso e perverso que
afeta as empresas. Não se trata de pessoas que nunca foram à escola. Elas sabem
ler, escrever e contar; chegam a ocupar cargos administrativos, mas não
conseguem compreender a palavra escrita. Mesmo tendo aprendido a decodificar a
escrita, geralmente frases curtas, não desenvolvem a habilidade de
interpretação de textos. Esse tipo é normalmente usado para ser um meio termo
entre o analfabeto absoluto e o domínio pleno da leitura e escrita.
Já o analfabetismo tecnológico é um dos tipos mais recentes. Há
lugares no Brasil em que 88% da população não possuem internet. Resolver esse
tipo de analfabetismo é mais complexo, pois já basta o problema de milhões de
pessoas não saberem ler nem escrever. Vários projetos governamentais tentam
diminuir esse índice, mas vários fatores não contribuem, como os preços das
redes de internet e/ou computador e muitos locais não possuírem acesso a
energia piorou internet (como a Amazônia, ou o Sertão Nordestino)
Conclusão:
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Leia o texto em que os parágrafos aparecem fora de ordem e
numere para que eles fiquem na ordem
lógica. OBS: Copie em seu caderno.
O pão nosso
( ) Seus sinais estão,
por exemplo, no melhoramento das cidades em plena crise da administração
federal, no basta à corrupção e no movimento pela ética na política, na
emergência de movimentos em favor da mulher, da criança ou na ecologia, no
anti-racismo. São antídotos contra a cultura autoritária que sempre ditou a
receita do desastre social. Eles estão na confluência de duas tendências. Parte
da elite não quer viver no apartheid sul-africano. E cada vez mais pobres querem
sua cota de cidadania. Essa maré vai empurrando a democracia da sociedade para
o Estado, de baixo para cima, dos movimentos sociais para os partidos e
instituições políticas.
( ) É nela que eu hoje
acredito. E, por causa dela, encontro-me outra vez com a velha questão que me
levou à militância política: o que fazer com a miséria? Aceitá-la a título
provisório? não dá; aquilo que produz miséria simplesmente não pode ser aceito.
A condenação ética da miséria passou a ser a luta contra a miséria para conquistar
a democracia.
( ) Pode haver revolta.
Mas é improvável que o caminho da mudança no Brasil seja aberto com explosões
sociais. A energia que pode ser usada agora para fazer um futuro diferente está
aparentemente, em outras fontes de transformação. Porque há mudança no Brasil.
Ela não corre, mas anda. Não corre, mas ocorre.
( ) É preciso começar
pela miséria. Essa é a energia da mudança que move a Ação da Cidadania contra a
Miséria e pela Vida, revelada na adesão de pessoas de todas as classes sociais,
idades, tendências políticas e religiosas, parlamentares e prefeitos, empresas
públicas e privadas , artistas e meios de comunicação e, sobretudo, na adesão
de jovens à tarefa de recolher e distribuir alimento. Essa juventude está
descobrindo o gosto de romper o círculo de giz da solidão e abrir o espaço
fecundo da solidariedade. Esse mesmo gosto que há quarenta anos se reservava à
militância.(Hebert de Souza in.Veja 25 anos Reflexões para o futuro)
Beijocas.
terça-feira, 23 de outubro de 2012
Transitividade verbal
Transitividade verbal
PREDICAÇÃO VERBAL
Verbos Transitivos: Exigem complemento(objetos) para que tenham sentido completo. Podem ser:
- Transitivos diretos
- Transitivos indiretos
- Transitivos diretos e indiretos
Não possuem sentido completo, logo precisam se um complemento(objeto). Esses complementos(sem preposição), são chamados de objetos diretos.
Ex.: Maria comprou um livro.
"Um livro" é o complemento exigido pelo verbo. Ele não está acompanhado de preposição. "Um livro" é o objeto direto. Note que se disséssemos: "Maria comprou." a frase estaria incompleta, pois quem compra, compra alguma coisa. O verbo comprar é transitivo direto.
Também não possuem sentido completo, logo precisam de um complemento, só que desta vez este complemento é acompanhado de uma preposição. São chamados de objetos indiretos.
Ex. Gosto de filmes.
"De filmes" é o complemento exigido pelo verbo gostar, e ele está acompanhado por uma preposição (de). Este complemento é chamado de objeto indireto. O verbo gostar é transitivo indireto
Exigem 2 complementos. Um com preposição, e outro sem.
Ex. O garoto ofereceu um livro ao colega.
O verbo oferecer é transitivo direto e indireto. Quem oferece, oferece alguma coisa a alguém.
Ofereceu alguma coisa = Um brinquedo(sem preposição).
Ofereceu para alguém = ao colega(com preposição).
ao = combinação da preposição a com o artigo definido o.
Verbos Transitivos: Exigem complemento(objetos) para que tenham sentido completo. Podem ser:
- Transitivos diretos
- Transitivos indiretos
- Transitivos diretos e indiretos
TRANSITIVOS DIRETOS
Não possuem sentido completo, logo precisam se um complemento(objeto). Esses complementos(sem preposição), são chamados de objetos diretos.
Ex.: Maria comprou um livro.
"Um livro" é o complemento exigido pelo verbo. Ele não está acompanhado de preposição. "Um livro" é o objeto direto. Note que se disséssemos: "Maria comprou." a frase estaria incompleta, pois quem compra, compra alguma coisa. O verbo comprar é transitivo direto.
TRANSITIVOS INDIRETOS
Também não possuem sentido completo, logo precisam de um complemento, só que desta vez este complemento é acompanhado de uma preposição. São chamados de objetos indiretos.
Ex. Gosto de filmes.
"De filmes" é o complemento exigido pelo verbo gostar, e ele está acompanhado por uma preposição (de). Este complemento é chamado de objeto indireto. O verbo gostar é transitivo indireto
TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS
Exigem 2 complementos. Um com preposição, e outro sem.
Ex. O garoto ofereceu um livro ao colega.
O verbo oferecer é transitivo direto e indireto. Quem oferece, oferece alguma coisa a alguém.
Ofereceu alguma coisa = Um brinquedo(sem preposição).
Ofereceu para alguém = ao colega(com preposição).
ao = combinação da preposição a com o artigo definido o.
Querido aluno(a), copie e responda as atividades de fixação no caderno com atenção.
Atividades
1. Os verbos das orações que seguem são
transitivos.
Relacione
as colunas que representam os complementos adequados ao sentido dos verbos:
A. Todos esqueceram ( ) elogios dos professores.
B. Ele sempre duvidou ( ) de doces.
C. O menino emprestou ( ) os livros em casa
D. Eu gosto ( ) da minha capacidade.
E. Os alunos receberam ( ) sua bicicleta.
F. A cidade tem ( ) a pobre velhinha.
G. Aquela moto atropelou ( ) poucos habitantes.
2. Classifique os verbos destacados em VI, VT e VL :
a) As crianças precisam de carinho.
b) Os garotos vendiam sorvete na praia.
c) A inflação aumentou muito este ano.
d) Os professores permaneceram calados.
e) A menina sorria para a mãe.
f) Todos confiavam em mim.
g) Tia Zulmira ficou doente.
h) O vento derrubou muitas árvores.
i) Virgínia é muito inteligente.
j) A nascente do rio secou.
.3. Os verbos que seguem são todos
transitivos. Identifique-os, colocando nos parênteses VTI para verbos transitivos indiretos e VTD para verbo transitivos diretos.
(
) Eu leio o jornal pela manhã.
(
) A natureza precisa
de ajuda.
(
) O governo prepara nova política salarial.
(
) Os homens necessitam de mais diálogo.
(
) Ele sempre traz uma boa notícia.
(
) Nós compramos esta casa.
(
) Sempre gostei de
abacaxi.
(
) A criança rasgou a folha do caderno.
(
)Cuide de seu trabalho.
(
) Mário completou toda
a tarefa.
4. Assinale os termos destacados
nas orações, usando OD (objeto
direto) e OI (objeto
indireto).
a) ( ) A canoa atravessou o
rio.
b) ( ) O governo não cuida dos menores.
c) ( ) O menino maneja o videogame.
d) ( ) João ama Marina.
e) (
) As crianças só pensam em
televisão.
f) ( ) O time local venceu
o campeonato.
g) ( ) Gosto de música popular.
h) ( ) O cliente pediu
a conta.
i) ( ) Os jornais protestaram
contra o governo
Bom estudo. Abraços.
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
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